Bebês e o contato com a natureza
- Ana Luiza Botelho
- 20 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
1. Sentidos mais apurados
Audição, visão, tato, olfato e paladar podem se beneficiar de brincadeiras ao ar livre. Todos os sentidos são janelas para o mundo, e a criança funciona quanto mais funcionam os sentidos dela. E o contato com a natureza pode ser uma excelente forma de treinar todas essas habilidades.
2. Criatividade sem limites
A criatividade é inata na criança, por ainda não conhecer as coisas, os pequenos fazem hipóteses, o que permite que a imaginação flua livre, leve e solta. Ao deixar a mamadeira ou um brinquedo cair no chão, a criança está observando o movimento descendente do objeto. E as plantas, as flores, os galhos e até os animais são perfeitos para estimular essas experiências. O contato com a natureza é um trampolim para desenvolver inteligência de perguntas e estimular a exploração.
3. Meio ambiente preservado
A forma mais garantida de produzir uma cultura de sustentabilidade é começar pelas crianças, porque elas tem amor pela natureza. Eles ainda não sabem destruir e, se aprendem desde cedo o significado de preservar as coisas, passam a exigir isso dos pais.
4. Imunidade fortalecida
Brincar na grama, se lambuzar e ter contato com a terra também são formas de colocar a criança em contato com anticorpos que vão contribuir para fortalecer o sistema imunológico dela.
5. Alimentação saudável
Com a praticidade que a indústria oferece hoje em dia, muitas crianças nem sabem a origem ou até a aparência de frutas, verduras e legumes. E oferecer esses alimentos aos baixinhos é a melhor forma de garantir que eles tenham um cardápio variado e equilibrado. É preciso dar oportunidade para a criança experimentar uma cenoura, chupar uma laranja e sentir o sabor de uma manga. É interessante também estimular a meninada a dizer o que está sentindo enquanto degusta o alimento e se está gostando. Assim, a criança vai respondendo perguntas que ela mesma se faz e, muitas vezes, não sabe esclarecer.

Fonte: bebe.com.br
Comentários